Notícias

LUZ e RSM Brasil

A LUZ Consultoria acaba de fechar uma parceria com a RSM Brasil para projetos específicos de consultoria.

O primeiro projeto em conjunto será a implantação do IFRS 9 nas Instituições Financeiras e Corporações, aplicando o conhecimento das duas empresas desde o diagnóstico inicial até a sua efetiva implantação.

Desde 1999 no mercado, a LUZ desenvolve soluções inovadoras para gestão de risco, consultoria especializada e governança. Já a RSM Internacional, é a 6ª maior empresa de auditoria e consultoria independente do mundo, com 800 escritórios em 120 países e mais de 41.400 profissionais.

CNPC aprova PGA por Entidade, como também resolução que dispõe sobre auditoria para EFPCs

Em 06 de dezembro de 2017 foi aprovada por unanimidade, pelo Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), alteração da resolução que estabelece regras para constituição do Fundo Administrativo do Plano de Gestão Administrativa (PGA).

A resolução apresentada pela Abrapp, estabelece que as Entidades poderão destinar uma parte dos recursos do fundo a ser constituído para cobrir, dentre outras, despesas com prospecção, estudos, implantação de planos e captação de participantes. A alteração permite também a utilização do PGA inclusive nos 5 (cinco) primeiros anos de funcionamento da Entidade.

Para a Abrapp, trata-se de um tema de grande importância, que dará maior musculatura para que as Entidades possam investir na expansão de seus planos de benefício.

Outrossim, foi aprovada pelo CNPC, em mesma reunião, resolução que obriga a implementação de Comitê de auditoria, com membros independente, nas Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC). O intuito da resolução aprovada é fortalecer a supervisão das EFPCs, aumentando o grau de confiança nas demonstrações contábeis das Entidades.

Receita Federal altera normas relativas à prestação de informações financeiras

Foi publicada a Instrução Normativa RFB nº 1.764, de 2017, que altera a Instrução Normativa RFB nº 1.571, de 2 de julho de 2015, que dispõe sobre a obrigatoriedade de prestação de informações relativas às operações financeiras de interesse da Receita Federal, bem como a Instrução Normativa RFB nº 1.680, de 28 de dezembro de 2016, que versa sobre a identificação das contas financeiras em conformidade com o Padrão de Declaração Comum (Common Reporting Standard – CRS).

Clique aqui para continuar lendo.

MITRA 6.8

A LUZ acaba de lançar a versão 6.8 do sistema MITRA.

Acesse e conheça as novidades desta versão.

Tecnologia a favor do mercado financeiro

Leia o artigo escrito por Edivar Queiroz, CEO da LUZ Soluções Financeiras.

Não é só a agilidade na tomada de decisão que garante o resultado positivo. No mundo financeiro, desempenhos positivos também dependem de maior segurança e redução do risco operacional.

Clique aqui para ler o artigo completo.

Por que não existe liquidez em títulos corporativos no Brasil?

Leia o artigo escrito por Décio Cunha, diretor da LUZ Soluções Financeiras.

Apesar do mercado financeiro brasileiro apresentar um nível de sofisticação elevado em comparação com países desenvolvidos, um aspecto que nos deixa muito atrás dos demais é a inexistência de liquidez no mercado secundário de títulos corporativos.

Clique aqui para ler o artigo completo.

Parceria LUZ e Thomson Reuters

A POP Trade, solução da LUZ Soluções Financeiras, é uma comunidade de negociação que permite a qualquer um fazer ou solicitar uma oferta de forma simples e transparente. Ela possibilita que os usuários interajam diretamente através de um chat, negociem valores e, em conjunto com a Provedora Oficial de Preços Brasil - POP BR, tenham uma referência de preço para os ativos de crédito ilíquidos.

“O sistema é uma comunidade de negociação peer to peer. Além disso, ele é uma ferramenta de compliance, já que guarda toda a trilha de negociação”, explica o CEO e fundador da LUZ, Edivar Queiroz. “Ele é transparente e simples”, diz o executivo.

Segundo a reportagem do Valor Econômico, "em meio a um período de queda na taxa de juros, que pode afugentar investidores dos títulos públicos, a plataforma pode fazer com que o mercado de debêntures, letras de crédito e certificados de recebíveis cresça".

Com o objetivo de prover uma solução completa de negociação para o mercado secundário, a LUZ e a Thomson Reuters  fecharam uma parceria.

Através da conexão do POP Trade com a plataforma Thomson Reuters Eikon, os clientes terão acesso a um conjunto de informações de mercado relevantes para uma melhor tomada de decisão. São notícias em tempo real, ferramentas analíticas, preços de referência – POP BR, além de uma plataforma de negociação de ativos ilíquidos que estarão disponíveis em um serviço único e de fácil utilização.

“A Thomson Reuters, com sua estratégia de plataformas abertas, procura se aliar a parceiros com expertise específicas para suprir as demandas locais. Isso faz com que melhore o ambiente de negócios, a nossa presença no mercado brasileiro e também a nossa relação com clientes e fornecedores, sempre baseado em um dos principais pilares da empresa, a confiança”, comenta Andrey Evdokimov, Diretor de Negócios de Finance & Risk da Thomson Reuters.

Conecte-se a maior comunidade de negociação de ativos de crédito ilíquidos.